A vereadora Andrea Gouvêa Vieira, participante do Movimento Metrô que o Rio Precisa, e o Secretário Estadual de transportes Julio Lopes discutem o traçado da linha 4.
A vereadora Andrea Gouvêa Vieira, participante do Movimento Metrô que o Rio Precisa, e o Secretário Estadual de transportes Julio Lopes discutem o traçado da linha 4.
A estação Uruguai deveria ficar na rua Uruguai, mas a concessionária decidiu fazer a estação onde ainda houvesse escavação, para que ela própria não houvesse de fazê-la. Assim, há uma quebra de contrato com conivência do executivo estadual. Somando forças ocultas e deixando de escavar, assim é fácil antecipar o cronograma em um ano…
O secretário mente descaradamente ao dizer que apenas nesse [des]governo carros novos do metrô foram adquiridos. Na do Faria Lima houve compras, Chagas Freias comprou também e os carros vinham sendo comprados em pequenos lotes ao longo dos anos 80. Ao longo é modo de dizer, pois de fato no primeiro governo Brizola parou-se de pagar à Mafersa, que ao que consta chegou a destruir material fabricado. Na gestão Marcello Alencar, a compra foi retomada. O número de carros adquiridos foi 36 (seis “tens” virtualmente). Feito que melhora se notarmos a recuperação de muitos carros canibalizados (quase sem peças de tanto fornecer para recuperação mecânica de outros).
De fato, a concessionária está para adquirir 19 trens, mas assumiram a compra que seria do GERJ foi assumida por ela para que a renovação de concessão pudesse ser aprovada pelo MPE (os carros complementam um valor que a concessionária deveria demorar a ter retorno econômico em tempo o suficiente parajustificar tanto tempo de renovação). Em tese, esse governo não comprou nada…
Eu sinto a minha inteligência ser profundamente agredida ao ver o secretário discordar, no primeiro vídeo, de que a Linha Quatro não será, em nenhuma hipótese, uma continuação da Linha Um. Só falta agora ele dizer que cachorro e papagaio são a mesma coisa.
Outra coisa incompreensível é essa ideia de que “atender a mais gente” seja algo importante nessas condições. Agregar mais pessoas é interessante, obrigatório e até lógico quando se constroem novas linhas a fim de atender outras áreas da cidade, criando-se mecanismos de troca entre uma linha e outra. O que estão fazendo é meter toda a população do Rio numa mesma linha, que irá da Pavuna à Barra. Não há trem moderno nem intervalo de 1 minuto que sustente!
É difícil encontrar pessoas com conhecimento sobre este tema, você sabe o que está falando! Obrigado.